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"Não há nada impossível, porque os sonhos de ontem são as esperanças de hoje e podem converter-se em realidade amanhã".

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Atividade 2: Como trabalhar o desenho em sala de aula? Quais materiais utilizar? Como criar motivações para o desenho?







As atividades acima foram trabalhadas com crianças de 1ª à 4ª série e crianças de 5ª à 8ª série.
O primeiro é a técnica do desenho soprado. Feito com crianças menores.
O segundo desenho, é uma colagem ilustrando o Morro da Favela de Tarsila de Amaral.
O terceiro é uma colagem com tiras de papel representando linhas. E o último, é um origami papagaio, com as penas feitas também com tirinhas de papel.
O desenho em sala de aula deve ser trabalhado de forma bem prazerosa, levando o aluno a identificar a importância dessa atividade como forma de expressão individual ou em grupo, respeitando a composição gráfica de cada um.
Os materiais a serem usados podem ser variados, uma vez que cada atividade exige um material apropriado e assim o aluno se sinta a vontade em manuseá-lo, procurando usá-lo de forma adequada sobretudo atentando para materiais de origem reciclável.
Para motivação devemos levar o aluno a buscar dentro de si um sentido amplo que o mostre a importância e os objetivos desta atividade e assim com ela, ele possa enriquecer seu currículo em sala de aula.
É importante o professor utilizar dinâmicas para um melhor desempenho da aula, como por exemplo: durante um desenho livre, ele pode usar uma música suave, para que esta motive a imaginação do aluno.
É importante que seja trabalhado no aluno a interdisciplinaridade.

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