PERCEPÇÃO
É o meio pelo qual a criança organiza e chega a uma compreensão dos fenômenos que são constantemente à elas dirigidos. Na fase pré-escolar a criança se utiliza do tato para conhecer o mundo em sua volta. Assim, através do tato, ela reconhece uma figura. Esta capacidade de percepção deve ser exercida, treinada e enriquecida através de estímulos.
Colagem com diversos materiais: renda, arroz, feijão, milho, tempero verde, farinha, conchinha do mar, macarrão.
O professor passou cola formando desenhos diversos para cada criança. Os alunos preencheram o desenho com vários materiais. Após o trabalho totalmente seco, fez-se um círculo com todas as crianças. O professor chamou um voluntário à frente e vendou-lhes os olhos. Escolheu um desenho e pediu que a criança dissesse que figura ele estava sentindo através da textura feita.
O resultado foi surpreendente! Algumas crianças erraram, mas a maioria acertou quando se tratava de figuras simples como por exemplo flores.
"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir".(Jean Piaget)
Nenhum comentário:
Postar um comentário